Estejam cingidos os vossos lombos! (Lucas 12.35)


Lucas 12.35 apresenta um imperativo curioso: “Ἔστωσαν ὑμῶν αἱ ὀσφύες περιεζωσμέναι”, que traduzido literalmente resulta em algo como: “esteja a vossa cintura vestida”, ou “estejam os vossos lombos cingidos”!

soldadoA atitude literal aludida nesse texto tem duas referentes possíveis. A primeira diz respeito ao uso de um cinto ou cinturão, o que era parte da armadura de um soldado romano. O cinturão servia tanto para prender a túnica dando maior agilidade em combate, como também protegia alguns órgãos vitais e continha suporte para armas. É nesse sentido que Efésios 6.14 ordena: “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade” (στῆτε οὖν περιζωσάμενοι τὴν ὀσφὺν ὑμῶν ἐν ἀληθείᾳ).

Considerando o contexto doméstico de Lucas 12.35, no entanto, não é essa imagem bélica que Jesus está usando.

O outro sentido em que a expressão “cingir os lombos” era usada em tempos bíblicos, dizia respeito a levantar e amarrar a túnica, para que todo o pano ficasse acima dos joelhos, a fim de que a pessoa pudesse correr (1 Reis 18.46; 2 Reis 9.1), trabalhar (Lucas 17.7) ou lutar. Encontrei uma ótima ilustração na internet de como isso era feito:

Gird-Up-Your-Loins-2[1]
Fonte: http://www.huffingtonpost.com/2014/10/06/gird-your-loins_n_5941448.html
É por causa desse uso que a expressão “cingir os lombos” virou uma metáfora para “ficar preparado, estar pronto, vestir-se para a ação, etc.”. Também nesse sentido de estar preparado podemos entender outros usos da expressão como nos seguintes textos:

Êxodo 12.11: “Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR.” (No caso desse texto o uso é literal, não metafórico.).

Jó 38.3: “Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber.” (Veja também Jó 40.7)

Provérbios 31.17: “Cinge os lombos de força e fortalece os braços.”

Jeremias 1.17: “Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença.”

1 Pedro 1.13: “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. (A metáfora é ainda mais clara em, grego, visto que Pedro escreve: “cingindo os lombos do vosso entendimento!”. “Διὸ ἀναζωσάμενοι τὰς ὀσφύας τῆς διανοίας ὑμῶν* νήφοντες τελείως* ἐλπίσατε ἐπὶ τὴν φερομένην ὑμῖν χάριν ἐν ἀποκαλύψει* Ἰησοῦ Χριστοῦ”.

O que Jesus está ordenando em Lucas 12.35, então? Ele está dizendo que enquanto ele está fora, nossa atitude como cristãos deve ser como de escravos que estão prontos para ação e trabalhando, esperando a volta de seu senhor. Por hora, enquanto o esperamos, devemos estar cingidos e trabalhando duro, mesmo enquanto é noite (candeias acesas), pois quando o Senhor voltar, ele mesmo se cingirá (Lucas 12.37) e servirá aqueles que lhe foram fiéis. Aleluia!

23 thoughts on “Estejam cingidos os vossos lombos! (Lucas 12.35)”

  1. Paz de Cristo esteja repleta em sua vida!
    Gostei muito do ensino!
    QUE pena que não dá para postar no meu Facebook ou na minha página watsap.
    Se for possível me avise.
    Faço parte de um grupo cristão evangélico seria ótimo e tbm sou missionária. DEUS ABENÇOE .

  2. Paz de Cristo.
    Estava a procura em diversos lugares sobre o real significado e só achava coisas superficiais, e ai encontrei esta página, é uma bençao o estudo. Parabéns, que o Senhor continue a usa-lo(a). Deus abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *