Anúncios

Quem disse que o óvulo de Maria foi fecundado? Um brevíssimo estudo sobre a palavra grega σπέρμα na história da redenção.

Escrevi esses dias em um post que o óvulo de Maria foi fecundado pelo Espírito Santo. Alguém comentou essa colocação dizendo:

misericórdia, isso soa heresia! A sombra de Deus estava sobre ela, o poder criador de Deus, como no 1º capítulo de Genesis quando o Espirito de Deus pairava sobre as águas. Os muçulmanos vão achar muito bom, é essa a interpretação que fazem do cristianismo que Deus teve sexo com Maria. não vi isso em nenhum lugar da Bíblia, credo ou livros de teologia bíblica ou sistemática.

A palavra grega para semente é σπέρμα (sperma, no genitivo σπέρματός). Essa palavra grega se aplica tanto à semente masculina (sêmem, ou, mais especificamente, espermatozoide), quanto à semente feminina (óvulo), bem como às sementes das plantas. A palavra semente aparece tantas vezes e em lugares tão relevantes, que poderia ser escrita e uma teologia da semente na Bíblia, e este seria um trabalho muito relevante. Este não é o objetivo deste post.

O famoso texto de Gênesis 3.15, chamado por alguns de proto-evangelho, na versão grega (LXX) diz assim:

“καὶ ἔχθραν θήσω ἀνὰ μέσον σου καὶ ἀνὰ μέσον τῆς γυναικὸς καὶ ἀνὰ μέσον τοῦ σπέρματός σου καὶ ἀνὰ μέσον τοῦ σπέρματος αὐτῆς, αὐτός σου τηρήσει κεφαλήν, καὶ σὺ τηρήσεις αὐτοῦ πτέρναν.”
Tradução Literal: “E inimizade eu colocarei no meio de ti e no meio da mulher e no meio da tua semente e no meio da semente dela, ele (a semente) ficará atento à tua cabeça e tu ficarás atenta ao calcanhar dele.”

Fazendo um salto de muitos anos na história da redenção, o que esse texto deixa claro é que aquele que viria para salvar o seu povo seria literalmente descendente da mulher, fruto da semente dela, ou seja, de seu óvulo. Quando Eva tem Sete, ela comemora: Deus me concedeu outra semente (σπέρμα) no lugar de Abel (Gn 4.25). Parece que a primeira mulher tinha esperança de que o Salvador viria já na próxima geração.

Há outra semente muito importante na história da redenção: a de Abraão. Em Gênesis, várias vezes, Deus promete abençoar a semente de Abraão: 12.7; 13.15-16; 15.3, 18; 16.10; 17.7-10, 19. Em cada um desses casos, a palavra é singular e isso é fundamental para o argumento de Paulo em Gálatas 3.16: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E sos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.” (τῷ δὲ Ἀβραὰμ ἐρρέθησαν αἱ ἐπαγγελίαι καὶ τῷ σπέρματι αὐτοῦ. οὐ λέγει, Καὶ τοῖς σπέρμασιν, ὡς ἐπὶ πολλῶν ἀλλʼ ὡς ἐφʼ ἑνός, Καὶ τῷ σπέρματί σου, ὅς ἐστιν Χριστός.)

O Novo Testamento também apresenta Jesus como sendo semente de Davi: João 7.42 e Romanos 1.3, que diz: “com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi” (περὶ τοῦ υἱοῦ αὐτοῦ τοῦ γενομένου ἐκ σπέρματος Δαυὶδ κατὰ σάρκα).

Em suma, falar de Cristo como a semente da mulher é teologia boa e bíblica. Jesus não foi um embrião ou feto criado por Deus e implantado em Maria, mas ele é a pessoa totalmente humana (e divina) que nasceu como resultado da fecundação do óvulo de Maria em uma ação sobrenatural e santa promovida pelo Espírito de Deus. Sendo, portanto, literalmente semente de Maria, Jesus também foi semente de Davi, de Abraão e de Eva e, por isso mesmo, cumpriu todas as profecias a seu respeito.

Dica Exegética Teologia do NT

Anúncios

João Paulo Thomaz de Aquino Visualizar tudo →

Mestre em Antigo Testamento pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ, 2007), mestre em Novo Testamento pelo Calvin Theological Seminary (2009) e doutor em ministério pelo CPAJ (2015), doutorando em Novo Testamento pela Trinity International University. É professor de Novo Testamento no CPAJ e ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil. É também editor dos websites http://www.issoegrego.com.br e http://yvaga.wordpress.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: