Quem disse que o óvulo de Maria foi fecundado? Um brevíssimo estudo sobre a palavra grega σπέρμα na história da redenção.


Escrevi esses dias em um post que o óvulo de Maria foi fecundado pelo Espírito Santo. Alguém comentou essa colocação dizendo:

misericórdia, isso soa heresia! A sombra de Deus estava sobre ela, o poder criador de Deus, como no 1º capítulo de Genesis quando o Espirito de Deus pairava sobre as águas. Os muçulmanos vão achar muito bom, é essa a interpretação que fazem do cristianismo que Deus teve sexo com Maria. não vi isso em nenhum lugar da Bíblia, credo ou livros de teologia bíblica ou sistemática.

A palavra grega para semente é σπέρμα (sperma, no genitivo σπέρματός). Essa palavra grega se aplica tanto à semente masculina (sêmem, ou, mais especificamente, espermatozoide), quanto à semente feminina (óvulo), bem como às sementes das plantas. A palavra semente aparece tantas vezes e em lugares tão relevantes, que poderia ser escrita e uma teologia da semente na Bíblia, e este seria um trabalho muito relevante. Este não é o objetivo deste post.

O famoso texto de Gênesis 3.15, chamado por alguns de proto-evangelho, na versão grega (LXX) diz assim:

“καὶ ἔχθραν θήσω ἀνὰ μέσον σου καὶ ἀνὰ μέσον τῆς γυναικὸς καὶ ἀνὰ μέσον τοῦ σπέρματός σου καὶ ἀνὰ μέσον τοῦ σπέρματος αὐτῆς, αὐτός σου τηρήσει κεφαλήν, καὶ σὺ τηρήσεις αὐτοῦ πτέρναν.”
Tradução Literal: “E inimizade eu colocarei no meio de ti e no meio da mulher e no meio da tua semente e no meio da semente dela, ele (a semente) ficará atento à tua cabeça e tu ficarás atenta ao calcanhar dele.”

Fazendo um salto de muitos anos na história da redenção, o que esse texto deixa claro é que aquele que viria para salvar o seu povo seria literalmente descendente da mulher, fruto da semente dela, ou seja, de seu óvulo. Quando Eva tem Sete, ela comemora: Deus me concedeu outra semente (σπέρμα) no lugar de Abel (Gn 4.25). Parece que a primeira mulher tinha esperança de que o Salvador viria já na próxima geração.

Há outra semente muito importante na história da redenção: a de Abraão. Em Gênesis, várias vezes, Deus promete abençoar a semente de Abraão: 12.7; 13.15-16; 15.3, 18; 16.10; 17.7-10, 19. Em cada um desses casos, a palavra é singular e isso é fundamental para o argumento de Paulo em Gálatas 3.16: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E sos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.” (τῷ δὲ Ἀβραὰμ ἐρρέθησαν αἱ ἐπαγγελίαι καὶ τῷ σπέρματι αὐτοῦ. οὐ λέγει, Καὶ τοῖς σπέρμασιν, ὡς ἐπὶ πολλῶν ἀλλʼ ὡς ἐφʼ ἑνός, Καὶ τῷ σπέρματί σου, ὅς ἐστιν Χριστός.)

O Novo Testamento também apresenta Jesus como sendo semente de Davi: João 7.42 e Romanos 1.3, que diz: “com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi” (περὶ τοῦ υἱοῦ αὐτοῦ τοῦ γενομένου ἐκ σπέρματος Δαυὶδ κατὰ σάρκα).

Em suma, falar de Cristo como a semente da mulher é teologia boa e bíblica. Jesus não foi um embrião ou feto criado por Deus e implantado em Maria, mas ele é a pessoa totalmente humana (e divina) que nasceu como resultado da fecundação do óvulo de Maria em uma ação sobrenatural e santa promovida pelo Espírito de Deus. Sendo, portanto, literalmente semente de Maria, Jesus também foi semente de Davi, de Abraão e de Eva e, por isso mesmo, cumpriu todas as profecias a seu respeito.

8 thoughts on “Quem disse que o óvulo de Maria foi fecundado? Um brevíssimo estudo sobre a palavra grega σπέρμα na história da redenção.”

  1. Lendo hoje está matéria fiquei pensando na genealogia de Jesus que nos é apresentada em Mateus 1. Nela chegamos a conclusão de que são os homens que são responsáveis pela sequência da genealogia.
    No caso, Jesus é descendente de Davi pois seu pai, José, é dessa descendência. Então, no instante que José não é o responsável pelo sêmen que fecundou Maria, como fica essa questão?
    Como é feita a conexão de Jesus com a descendência de Davi ?

  2. Acho que ficou um pouco sem explicação ai na parte onde O Cristo e a semente da mulher, mas a bilbia vai diz que Jesus é o unigenito do pai ou seja o Único Gerado do Pai. Qual seria a explicação neste caso.

  3. Se Maria nasceu de forma humana comum, oriunda da ”união” entre homem e mulher, então e sem exceção nascida com o pecado original, conforme e obedecendo a PALAVRA DE DEUS, o que foi feito com o pecado original de Maria, simplesmente ele desapareceu ou nunca existiu!!!????…… contrariando ao direcionamento que o próprio DEUS nos deixou através de sua inequívoca PALAVRA?

  4. É muito complicado mesmo algumas questões na Bíblia, elas não parecem tão claras quanto muitos dizem ser, contudo nesta situação li um estudo católico (na Wikipédia) que a mim fez um certo sentido, que diz que a ligação de Jesus a Davi se dará pela semente de Maria, pois ela também seria descendente de Davi e era muito comum neste tempo os casamentos entre os familiares, mesmo os de primeiro grau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *