Anúncios

Palavra de Sabedoria x Palavra de Conhecimento: 1 Coríntios 12.8

Um bom amigo me perguntou:

“Estou trabalhando com 1 Coríntios 12.8 “palavra de sabedoria e palavra de conhecimento” o uso de ‘dorew ‘ e ‘sofia’ no NT é em duas direções? Uma como produto da inteligência humana (natural) e outra resultado da ação do Espírito Santo que concede o dom? Ou trata-se de habilidade e não de dom do Espírito?”

Vamos lá:

Na NA28, o texto grego aparece assim: “ᾧ μὲν γὰρ διὰ τοῦ πνεύματος δίδοται λόγος σοφίας, ἄλλῳ δὲ λόγος γνώσεως κατὰ τὸ αὐτὸ πνεῦμα”. Tradução literal: “para um, por um lado, por meio do Espírito, é dada palavra de sabedoria, para outro, por outro lado, palavra de conhecimento de acordo com o mesmo Espírito”.

No dicionário BDAG, padrão nos estudos da língua grega, sofia é traduzido como: (1) a capacidade de entender e funcionar de acordo; sabedoria natural ou sabedoria transcendental; (2) Sabedoria personificada, Sabedoria (p. 934s). Gnosis, por outro lado, aparece como: (1) compreensão ou alcance intelectual de alguma coisa, conhecimento; (2) o conteúdo daquilo que é sabido, conhecimento, o que é conhecido; (3) uma variedade dissidente de conhecimento (p. 203s).

Os coríntios eram extremamente afeitos à sabedoria e ao conhecimento mundanos. No começo da carta Paulo reprova os coríntios por isso e diz que ele preferiu abrir mão da sabedoria de palavra em prol da cruz de Cristo (1Co 1.17). Paulo também cita Isaías 29.14, onde Deus diz: “Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruído” (1Co 1.19). No versículo seguinte Paulo diz que Deus tornou louca a sabedoria desse mundo (1Co 1.20) e o apóstolo continua falando coisas semelhantes. Já em 1Co 1.14, o apóstolo afirma que Cristo é a sabedoria de Deus (veja 1Co 1.30, também). Quanto ao conhecimento, Paulo afirma: “O saber [conhecimento, gnosis] ensoberbece, mas o amor edifica” (1Co 8.1). No versículo seguinte: “Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber” (1Co 8.2).

Em suma, os coríntios adoravam sabedoria e conhecimento mundanos. Alguns tinham até mesmo um conhecimento teológico maior, mais usavam isso para escandalizar irmãos mais fracos. A sabedoria tem um caráter mais prático, aplicado e o conhecimento tem um caráter mais teórico. Para ambos existe uma versão “mundana” e uma versão espiritual, divina. A versão “mundana” ou natural, não é necessariamente má, mas depende do que o possuidor dessa sabedoria ou conhecimento faz com eles. E, infelizmente, a versão espiritual pode ser usada para o mal, caso o cristão esteja longe do Senhor e caia em tentação.

No caso de 1 Coríntios 12.8, Paulo está afirmando aos coríntios e a nós o fato de que Deus, por meio do seu Espírito, é quem dá palavra de sabedoria (conhecimento prático) e palavra de conhecimento (saber teórico). É ele quem dá capacidade aos seus filhos de falar coisas adequadas para a edificação do corpo de Cristo, sejam práticas, sejam teóricas. Assim, eu diria que o dom denominado palavra de sabedoria é a capacidade espiritual de falar, em público ou em particular, com a ajuda do Espírito, coisas práticas que ajudarão pessoas, baseado na Palavra de Deus, ou seja, aconselhamento bíblico nas mais diversas áreas da vida. Já o dom da palavra do conhecimento, eu definiria como a capacidade espiritual de explicar, em público ou em particular, com a ajuda do Espírito, coisas teóricas relacionadas à Palavra de Deus.

 

 

 

 

Dica Exegética

Anúncios

João Paulo Thomaz de Aquino Visualizar tudo →

Mestre em Antigo Testamento pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ, 2007), mestre em Novo Testamento pelo Calvin Theological Seminary (2009) e doutor em ministério pelo CPAJ (2015), doutorando em Novo Testamento pela Trinity International University. É professor de Novo Testamento no CPAJ e ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil. É também editor dos websites http://www.issoegrego.com.br e http://yvaga.wordpress.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: