Compendio de grammatica da lingua grega: para uso das escholas do Reino de Antonio Ignacio Coelho de Moraes


Categories :

imageEstudando a voz média grega (em breve publicarei o post), encontrei hoje essa gramática grega que se encontra inteira no Google Books. Sobre essa obra, assim escreve Carlos Morais, em artigo muito interessante sobre a história do ensino de Grego em Portugal:

A feliz circunstância que juntou em Coimbra alguns distintos professores de Grego, conjugada com o aumento de interesse que nesta cidade houve pelo estudo desta língua, sobretudo em 1829 e 1830, mercê de reformas entretanto introduzidas no ensino, criou uma atmosfera propícia à renovação dos manuais escolares, considerada necessária, como vimos, por forma a que ficassem adequados às exigências pedagógicas do momento. Assim, António Ignácio Coelho de Moraes (1805- ?) fez publicar, em 1833, na Real Imprensa da Universidade de Coimbra, por aviso régio de 27 de Julho de 1832, o Compêndio da Grammatica da Lingua Grega para uso das Escholas do Reino que, reimpresso no ano seguinte, viria a substituir oficialmente o Epitome de Magalhães.

Veja a Gramática: http://books.google.com/books?id=rgrDyAYjLKgC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false

1 thoughts on “Compendio de grammatica da lingua grega: para uso das escholas do Reino de Antonio Ignacio Coelho de Moraes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *