Como escolher um texto bíblico para a exegese?
Estudantes de teologia de graduação e de pós-graduação por vezes se veem na situação de terem que escolher uma passagem bíblica para produzir um trabalho exegético. Não é incomum que alguns estudantes travem logo na hora de escolher com qual texto trabalhar. Este pequeno guia prático visa ajudar estes estudantes em sua tarefa da escolha do melhor texto para a exegese.
Critério 1: Gosto Pessoal
O primeiro critério para a escolha do texto no qual você vai desenvolver a sua exegese deve ser o seu gosto pessoal! Você deve escolher fazer a exegese de um texto que você tenha interesse especial: pode ser um texto com o qual você tenha uma relação de carinho, ou um texto cujo significado ou problemas sejam um desafio especial para você. Escolha um texto que o motive de maneira especial a lançar-se à pesquisa.
- Caso você tenha liberdade, escolha um autor bíblico de sua preferência e um livro bíblico do qual você goste de forma especial.
- Escolha o texto de acordo com o gênero ou subgênero literário que você mais gosta (narrativa, carta, homilia, literatura apocalíptica, hino, parábola, credo, códigos de ética, diatribe, poesia, midrash, milagre etc.)
- Leia (ou folheie) todo o livro e faça uma lista das passagens das quais você mais gostou ou dos textos que mais te desafiaram.
Critério 2: Facticidade
O segundo critério que deve ser levado em conta para a escolha do texto bíblico é a facticidade, ou seja, deve-se escolher um texto a partir do qual seja possível produzir um trabalho exegético, um texto manejável.
- Quantos versículos? É impossível delimitar uma quantidade precisa de versículos para uma exegese, pois isso depende de como o autor do texto organizou suas ideias e do gênero literário com o qual estamos lidando. O fato é que o trabalho exegético deve ser desenvolvido em uma perícope. Uma perícope é uma porção de texto que contenha uma proposição, uma ideia completa que o autor quis transmitir. Pode ser um parágrafo, um sermão, um dos pontos de um sermão, um hino, um argumento, uma estrofe, a narração de um fato, um diálogo, uma resposta, uma visão, uma parte específica de uma visão. Existe mais de uma possibilidade de definir uma perícope em um mesmo texto, mas certamente é possível definir erradamente uma pericope: basta interromper o pensamento do autor no meio, antes de ele concluir a ideia principal que estava sendo desenvolvida naquela parte do texto.
- Existe material? Outro passo para a definição da factibilidade da exegese no texto pretendido é se existe material de pesquisa suficiente sobre aquele texto ao seu alcance. Ou seja, a quantidade de livros e artigos acadêmicos sobre aquele texto aos quais você terá acesso deve ajudá-lo a definir o texto.
- É difícil demais ao ponto de você não ter condições de lidar? Você deve ser consciente de suas limitações, não escolha um texto cujas dificuldades sejam grandes demais para você no momento (tempo, conhecimento, capacidade).
- É fácil demais ao ponto de não ter problemas para solucionar? Ao mesmo tempo, você não pode escolher um texto que seja fácil demais, pois este não oferecerá problemas e seu trabalho não terá grande relevância e utilidade.
Uma vez que o seu texto tiver sido escolhido, leia-o repetidamente, a fim de encontrar quais problemas hermenêuticos, exegéticos e teológicos o mesmo tem a oferecer e mãos à obra!
valeu pelas dicas, Deus abençoe.
Valeu, Alexandre!
Muito úteis essas dicas!