O Segredo Messiânico: Uma introdução curtinha
”Segredo Messiânico” é uma expressão técnica dos estudos acadêmicos do Novo Testamento que aponta para o fato de que várias vezes, especialmente no evangelho de Marcos, Jesus ordenou tanto a pessoas quanto a demônios, que não revelassem a sua identidade.
Em Marcos 8.29-30, por exemplo, lemos: “Então, lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo. Advertiu-os Jesus de que a ninguém dissessem tal coisa a seu respeito”. A questão que isso levanta é, por que Jesus quis ocultar a sua identidade? (veja outros exemplos em: Marcos 1.24-25, 1.32-34, 1.43-45, 3.11-12, 4.10-12, 5.43, 7.36-37, 8.25, 9.9, 10.48, 14.61-63).
Este é um assunto muito interessante e tema de constantes debates teológicos. O objetivo desse post de forma alguma é tratar o assunto com profundidade, mas apenas introduzi-lo brevemente. Algumas das perguntas que dizem respeito a esse assunto são:
- Por que somente Marcos registrou tantos pedidos de Jesus no sentido de não ser identificado?
- Será isso uma criação de Marcos ou é um fato histórico para o qual os demais evangelistas não deram tanta importância?
- Por que Marcos deu tanta importância ao fato?
- Qual era a intenção de Jesus em pedir para as pessoas não fazerem publicidade dele?
- Porque as pessoas não obedeciam?
- As parábolas tem alguma relação com isso?
- Porque os demônios reconhecem a verdadeira identidade de Jesus?
É evidente que ao longo dos anos esse problema tem recebido muita atenção e diferentes respostas têm sido apresentadas. Tais respostas, por vezes, revelam certos pressupostos teológicos que determinado autor tem sobre Jesus e sobre as Escrituras. Algumas explicações para o problema são:
- O autor de Marcos inventou o segredo messiânico para reduzir a tensão que existia na Igreja Primitiva por causa de divergentes concepções acerca de Jesus (William Wrede).
- Jesus não permitiu que sua identidade fosse revelada enquanto o quadro não estava completo: ele não era somente o Senhor poderoso sobre doenças, natureza e demônios, mas também era o Servo Sofredor.
- Não existe problema messiânico, mas sim um problema de tradução do aramaico para o grego.
- Jesus não quis que sua identidade fosse revelada, pois as expectativas messiânicas de sua época eram erradas ou incompletas (Albert Schweitzer, James Dunn).
- A igreja primitiva inventou essa questão como uma espécie de segredo que só poderia ser revelado para alguns iluminados. Uma atitude semelhante ao gnosticismo (Martin Dibelius, Rudolph Bultmann, Adela Yarbo Collins).
- O segredo messiânico é um artifício literário que visa manter o leitor engajado na leitura até o momento da ressurreição (revelação completa da identidade de Jesus) (Mary Ann Tolbert).
- O segredo messiânico mostra que Jesus não estava atrás de honra humana, ele era alguém humilde e consequentemente, merece honra (David F. Watson).
- Jesus pedia segredo para conseguir continuar se locomovendo e desempenhando seu ministério (Frank Thielmann).
Algumas dessas propostas de solução, o leitor deve ter percebido, consideram o Jesus histórico como apenas um homem comum. Outras questionam a veracidade da Bíblia, afirmando que Marcos atribuiu palavras e atitudes a Jesus que não correspondem ao que de fato aconteceu. Outras propostas são interessantes. Provavelmente o motivo pelo qual Jesus manteve sua identidade em segredo durante seu ministério e pelo qual Marcos enfatizou esse fato seja uma junção de mais de uma opção.
Estude Mais:
Livros em Inglês sobre o assunto.
www.fmmportugal.com/multimedia/segredo-messianico.pdf
http://www.fapas.edu.br/theologia/artigos/200811_17.pdf
http://fabio_camilo.sites.uol.com.br/teo_marcos.htm
www.metodista.br/fateo/materiais-de…/Sermao_11_03_2009.doc