Como escrever em grego e hebraico?


Categories :

Ao escrever um trabalho exegético que use grego e hebraico você pode copiar o texto de um software bíblico como Logos, BibleWorks, OliveTree, o gratuito E-Sword, entre outros. Também é possível encontrar os textos grego e hebraico na internet. Por exemplo, a Sociedade Bíblica Alemã disponibiliza os seus principais textos online, o Novum Testamentum Graece (Nestle Alland 28a edição) e Biblia Hebraica Stuttgartensia (BHS). Outra opção para o texto grego é o SBL Greek New Testament, edited by Michael W. Holmes e disponibilizado gratuitamente em formato eletrônico. Em 2016 a Tyndale House também vai publicar o seu Tyndale House Edition of the Greek New Testament e disponibilizá-lo gratuitamente. O website BibleHub também oferece opções dos textos grego e hebraico. Outros textos podem ser encontrados no portal NT Gateway e Bible Researcher.

Agora, se em vez de usar Ctrl+C and Ctrl+V, você quer desenvolver a habilidade de realmente escrever em grego existem algumas opções. Antes das fontes Unicode, era necessário conseguir alguma fonte e aprender o seu mapa. A fonte que se tornou mais usada foi a criada pela BibleWorks. Essas fontes podem ser baixadas gratuitamente, juntamente com o seu mapa no site da empresa.

Com o advento das fontes Unicode, aquelas fontes comuns que tem em seu código os caracteres grego, hebraico e muitos outros, mudando apenas o estilo. Certamente esse é o melhor tipo de fontes para se usar hoje em dia, pois acaba com o problema de incompatibilidade, gerado quando se usa fontes específicas para línguas específicas. Mas, como digitar em Unicode?

Existem pelo menos duas possibilidades. Uma é usar teclados virtuais da Internet para Grego e Hebraico. Uma última opção, usada por muitos estudiosos de teologia exegética é o Free Tyndale Unicode Font Kit, que instala em seu computador, PC ou Mac, teclados específicos para digitar em Grego e Hebraico, bem como oferecer um mapa dos caracteres e instruções de uso.

2 thoughts on “Como escrever em grego e hebraico?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *