Mantenha o seu Grego – Con Campbell
Contantine Campbell é um estudioso do Novo Testamento com ênfase na língua grega, mais especificamente, aspecto verbal. Con Campbell foi professor no Moore Colege, Austrália, e desde 2014 é professor no Trinity Evangelical Divinity School.
Nesse livreto, Campbell dá dicas a pastores e estudiosos de como manter o seu grego em meio às diversas demandas do ministério. As dicas são as seguintes:
(1) Leia todos os dias: ainda que seja somente um pouquinho, mas leia todos os dias em vez de um monte de vez em quando.
(2) “Queime seu interlinear”. Interlinear é aquela ferramenta, de papel ou eletrônica, que te dá toda a conjugação e tradução do grego sem precisar pensar. A ideia é, enquanto você depender dessas ferramentas, você nunca vai aprender a ler de maneira mais fluente e sem elas.
(3) Use os softwares com sabedoria: “Se você é disciplinado, vá em frente e use o software para a sua leitura do grego. Mas se você não não consegue não se enganar [e ficar olhando as informações de tradução], então, feche o seu notebook e pegue o seu Novo Testamento de papel, se é que você vai encontrar algum” (p. 30).
(4) Tranforme o vocabulário em um amigo: Decore palavras, estude a sua relevância, faça associações esdrúxulas entre as palavras gregas e coisas que te ajudarão a lembrar de seu significado.
(5) Pratique a sua conjugação (análise morfológica). Não precisa ser perfeita, não precisa saber todos os detalhes no começo. Detecte verbos, reconheça substantivos, use o contexto para te ajudar a saber qual é o tempo, modo e pessoa do verbo ou o caso do substantivo. Tente sozinho.
(6) Leia Rápido (Skimming): Mesmo sem entender. Leia um parágrafo do texto grego. Passe os olhos por cima da passagem várias vezes para ver quais palavras você reconhece, tente ter uma ideia geral do que o texto está falando.
(7) Leia Devagar: Alterne a prática da leitura rápida com uma leitura vagarosa e batsante atenta que vise exrair o máximo de cada cláusula do texto.
(8) Use seus sentidos, “Grego é um idioma, não somente palavras em uma página” (66): Leia em voz alta, almejando ler como se lê um texto de verdade, ouça a si mesmo e a outros, crie músicas para te ajudar a memorizar aspectos gramaticais, vocabulário e textos e escreva em grego.
Lembre-se que “ressuscitar” seu grego será mais fácil do que foi aprendê-lo pela primeira vez. Use websites e ferramentas que possam te ajudar. Honre a Deus usando aquilo que ele te deu oportunidade de aprender. Ore a respeito do assunto e crie um padrão (agenda) que te ajude a manter seus estudos da língua grega.
Como última dica: use bastante o Isso é Grego… Ok, essa não está no livro do Dr. Campbell, mas vale a pena!
Bom post !
Principalmente o item 01.
Obrigado!
Parabéns pela iniciativa no sentido de tornar o grego mais acessível ao leigo! Iniciativas como essa o tornam menos elitizado. Parabéns!
Obrigado, irmão, bênçãos!
Quero ter a oportunidade de comparecer e ter umas aulas pessoalmente com o senhor rsrs.