Anúncios

Estude Grego

 

Um oferecimento:

 

Visite o site Yvaga!              Visite o site do CPAJ!

Anúncios

98 comentários Deixe um comentário

  1. Parabéns pela iniciativa João Paulo! Muito bem feito e de boa qualidade. Você acha que a sua proposta seria capaz também de “ressuscitar” o grego, pois no meu caso acho que já morreu. Falando sério, sua iniciativa deverá colher frutos duradouros numa nova geração que deseja aprender grego com as ferramentas deste século. Não há como negar isso nem voltar no tempo, nossos seminaristas e pastores dispõem de ferramentas e recursos que lhes colocam inevitavelmente numa outra categoria de aprendizagem – se melhor ou pior não importa – é diferente. Você captou a diferença e tem agido diferentemente. Boa sorte!

  2. Legal o projeto, estou fazendo o EET e depois um mestrado no lá mesmo no CPAJ. e preciso aprender o Grego para isso. Acredito que esse projeto vai me ajudar.

  3. Rev. João Paulo: Parabéns pelo Site! Graças a iniciativas como a sua, que temos cada vez mais uma quantidade interessante de recursos para o aprendizado das línguas bíblicas, notadamente, aqui, o grego bíblico.
    Deus te abençoe.

  4. Prezado Professor João Paulo, obrigado por nos presentear com este blog. Certamente, ele acrescentará, e muito, o conhecimento daqueles que desejam aprender um pouco mais sobre o grego bíblico. Espero (e oro por isso) que o senhor não desanime e nem desista deste projeto, mas que o perceba como uma missão e como uma oportunidade de compartilhar com outros aquilo que, graciosamente, tem recebido do Eterno. Fique na paz. Marcus Aurelio.

    • Querido Marcus,

      Obrigado mesmo pelas palavras de ânimo e incentivo. Caso produza algo sobre a língua grega e queira compartilhar com outros envie o material e ficarei feliz em disponibilizá-lo.

      Bênçãos,

      João Paulo

  5. Caro professor. É incentivador ver sua iniciativa e poder aproximarmos mais ainda da possibilidade de conhecer o texto original do NT. Certamente serei um participante desta dádiva.
    Que o Senhor abençoe a ti e toda sua família, hoje e sempre!
    Jonatas

  6. Caro colega, amigo e irmão Rev. João Paulo, parabéns por essa brilhante iniciativa. Compartilhar o conhecimento é uma das maiores utilidades dele. Muitas bênçãos a toda sua vida. Abraço!

  7. Olá João, excelente iniciativa,parabéns!
    Vou indicar aos meus alunos de educação cristã e pratica da pregação no Instituto Bíblico do PVRB.
    Grande abraço

  8. Prof. João
    Meu nome é Elias, sou discípulo de Jesus no Rio Grande do Sul!!! Estou muito feliz com a sua disposição e iniciativa. Sempre fui leitor da Palavra do Senhor, sou filho de pastor, então, desde cedo tenho um apego muito grande à Bíblia. Nos últimos meses, tenho tido algum tempo “disponível”… Meu primeiro filho nasceu e, como bom pai (a palavra família deriva de “pater”, o pai é a base da família: rei, sacerdote e profeta da casa) tenho ajudado minha esposa no cuidado dele. O pequeno Joaquim só dorme no meu colinho (pra alegria do pai babão..hhehehe) e enquanto ele dorme(leva uns 20 minutos pra pegar no sono) fiquei com tempo ocioso. Então aproveito esse tempo pra estudar algumas coisas… Mas confesso que tenho gostado muito do grego… Comecei lendo o site http://www.airtonjo.com/grego_biblico.htm e depois achei suas aulas… Suas aulas são sensacionais, as musiquinhas inesquecíveis (fico cantando pro meu filho: omai, ei, etai…) Realmente, o amado irmão é uma benção. Que o Senhor lhe dê disposição cada vez maior para continuar nos presenteando com esses vídeos e site!!!!
    Parabéns pela dedicação!!! Creio que o Professor tem feito esse trabalho de excelência para o Senhor Jesus!!! Aleluia!!!
    “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,
    Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. ”
    Colossenses 3:23-24
    Deixo essa palavra e um grande abraço do sul do Brasil!!! Que Deus lhe recompense muito.
    Abraços

    • Caro Elias,

      Que grande alegria receber o teu contato. Obrigado pelas palavras carinhosas de incentivo. É uma grande alegria saber que o site está sendo útil pra você e até para pequeno Joaquim que já está internalizando o grego desde muito cedo! (rsrsrs).

      Que Deus muito abençoe a tua vida, estudos e preciosa família.

      Em Cristo,

      João Paulo

  9. Rev. Muito obrigado por compartilhar um conteúdo tão bom e de maneira grátis. Você está ajudando uma geração de seminaristas que como eu precisam aprofundar seus estudo em grego para servirem na santa vocação. Obrigado!!!!!!!!

    • Caro Marcos,

      Que bom! De fato o nosso site tem como objetivos maiores auxiliar seminaristas no aprendizado do Grego e ajudar pastores formado a ressuscitar o grego que aprenderam no seminário, colocando-o em prática para a glória do Reino de Deus.

      Que Deus muito te abençoe,

      João Paulo

  10. Obrigado por compartilhar o seu saber. E parabéns pela qualidade do material! Excelente!

    Tenho uma pergunta: Estou aprendendo grego para ler os diálogos de Platão e os livros de Aristóteles no original. Há uma grande diferença entre o grego que o sr. ensina e o grego clássico-ático dos filósofos antigos, a ponto de atrapalhar na leitura correta desses filósofos?

    Obrigado e parabéns mais uma vez!

    • Caro Saulo,

      Obrigado pelos seus comentários. Saber que o conteúdo está sendo útil é sempre muito empolgante e um desafio para continuar trabalhando.

      Seu comentário me desafiou a escrever um post sobre as diferenças entre o grego clássico e o Koinê.

      Por hora, eu te diria que sendo o Koinê uma simplificação do chamado Clássico, você teria algumas limitações quanto a gramática. Além disso, algumas palavras mudaram de significado.

      Assim, creio que é possível usar o Koinê como uma ótima porta de entrada para os estudos do Grego Clássico, tendo um bom dicionário e uma boa gramática do grego clássico em mãos.

      João Paulo

  11. Agradeço pela resposta. Disseste que precisaria de “um bom dicionário e uma boa gramática do grego clássico” para aprendê-lo. Gostaria que indicasses referências bibliográficas de dicionários e gramáticas para aprender o grego clássico. Obrigado!

  12. Paz meu irmão.Gostaria de aprender o grego em que foi escrito o Novo testamento e queria saber se o que vc ensina é o mesmo. Tbm queria saber qual video do You tube é a primeira aula(tem tantosnvideos que fiquei perdido) e qual literatura vc indica para ter um bom embasamento. Mto obrigado

    • Caro Rui,
      Sim, o Grego Koinê é o mesmo no qual o Novo Testamento foi escrito e é este que ensinamos, inclusive com diversos textos bíblicos como exemplo. No menu do nosso site tem a aba Gramática (Vídeo aulas). Ali você vai encontrar as aulas do Youtube na ordem de algumas gramáticas de grego bíblico encontradas no Brasil. O curso segue principalmente a ordem estabelecida na gramática Noções do Grego Bíblico (http://www.vidanova.com.br/produtos.asp?codigo=317), mas outras gramáticas também podem ser usadas com igual proveito. Que Deus te abençoe!

  13. Ótima iniciativa meu irmão, que Deus ilumine sempre seus propósitos. Muito obrigado por ajudar aqueles que não podem fazer um curso de Teologia e muito menos um de Grego. Abraço

    • Obrigado, Ricardo, fico muito feliz que o site esteja sendo útil para pessoas que tem interesse em conhecer melhor a língua do Novo Testamento, mesmo sem serem bacharéis em teologia. Isso muito me alegra! Bênçãos. João Paulo.

    • Hélio, em certo sentido eu te diria que o livro não faz grande diferença para aprender o Grego Básico. O importante é escolher algum e esmerar-se no estudá-lo. No seminário eu normalmente uso o Noções do Grego (Rega, Bergmann), pois é o que já estava em uso. Mas particularmente gosto do Mounce, pela abordagem mais contemporânea e por ter mais exercícios para serem feitos (um livro só de exercícios). Em breve, entretanto, deve sair uma nova versão do Rega-Bergmann pela Edições Vida Nova, que deve vir ainda melhor do que já é. Em suma, escolha algum deles e dedique-se nos estudos diários.

  14. Meu Amigo, você não tem noção do quanto me ajudou; a forma que encontrei de agradecer-te foi: orando pala sua vida e ministério, e vindo aqui, publicamente, para externar o meu MUITO OBRIGADO, pelo lúcido projeto extremamente relevante, para os que de fato buscam aprender mais acerca da palavra de Deus.

    • Caro Luis,
      Suas palavras são muito animadoras e motivadoras. Obrigado! Que Deus também abençoe grandemente a sua vida, família e aprendizagem da língua grega.
      Bênçãos,
      João Paulo

    • Caro José Bezerra,
      Estudar Grego não é tarefa fácil e exige dedicação. Você deve separar de meia a uma hora por dia para estudar. O ideal é ter um professor acessível, mas é possível fazer sozinho, desde que se tenha muita disciplina. Compre uma gramática. Leia a aula e assista os nossos vídeos e depois faça exercícios. Muitos. Este é o segredo. Você precisa treinar, treinas e treinar. Outro aspecto bastante importante é o vocabulário. Use flashcards para decorar as palavras mais comuns, a fim de que você não precise voltar toda hora ao dicionário. Com disciplina e dedicação é possível aprender bem o grego. Que Deus abençoe os teus planos.

  15. já estudo o grego a algum tempo porém sinto dificuldades, com algumas gramaticas, pois quando sai alguma nova no mercado compro, porém existe algumas que parecem complicar, como posso adquirir seus materiais ? Pois descobri recentemente este site isso é grego e tenho acompanhado as aulas e gostei muito, de sua maneira de ensino deixo aqui meus parabéns e como faço para obter aulas recentes. Obrigado

    • Caro Alexandre,

      Fico muito feliz que você esteja encontrando ajuda em nosso site. Esse é o objetivo. As gramáticas, ás vezes, parecem complicar, pois tem focos diferentes e por vezes abordagens com as quais não estamos tão acostumados. Ainda assim vale a pena comprar diferentes, pois passada a fase da dificuldade, cada uma se mostra interessante em um aspecto diferente e com todas é possível aprender. Comece com as mais fáceis (Grego Koinê – Caro Alexandre,

      Fico muito feliz que você esteja encontrando ajuda em nosso site. Esse é o objetivo. As gramáticas, ás vezes, parecem complicar, pois tem focos diferentes e por vezes abordagens com as quais não estamos tão acostumados. Ainda assim vale a pena comprar diferentes, pois passada a fase da dificuldade, cada uma se mostra interessante em um aspecto diferente e com todas é possível aprender. Comece com as mais fáceis (Ex: Grego Koinê e 25 Lições de Iniciação, links abaixo) e depois vá para as mais complicadas. Quanto ao nosso material, o que temos produzido com relação à língua grega tem sido disponibilizado pelo site e pretendemos continuar assim.

      http://www.editorapequeninos.com.br/coine-pequena-gramatica-do-grego-neotestamentario.html

      http://www.paulinas.org.br/loja/?system=produtos&action=detalhes&produto=516350

    • Caro Odair,

      Até este semestre eu estava dando aulas presenciais no Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (www,seminariojmc.br), mas infelizmente não continuarei dando grego por lá. Assim, em que pese me sentir honrado com o desejo do irmão, tenho que declinar.

      Caso você tenha interesse, no entanto, indico que entre em contato com o JMC, a fim de ver a possibilidade de cursar grego presencial com alguns dos professores da casa. Certamente valerá a pena.

      Que Deus te abençoe,

      João Paulo

  16. Caro amigo, tenho visto seu trabalho e achei bastante interessante. Tenho o desejo muito grande de aprender o Grego Koinê, porém gostaria de saber como posso proceder para o aprendizado do mesmo. Se puder me ajudar ficarei eternamente grato.
    Saudações em Cristo

    • Caro irmão, sugiro que compre uma boa gramática de grego (em um dos posts falo sobre isso) e que assista as vídeo-aulas do nosso site. Caso você não consiga estudar à distância, procure uma instituição como o Seminário JMC e informe-se da possibilidade de cursar as aulas de grego como aluno ouvinte. Bênçãos!

    • Caro, eu certamente indico o Seminário JMC (www.seminariojmc.br) como um ótimo lugar para estudar teologia e Grego. Agora, caso você queira estudar teologia em um nível mais avançado (de pós graduação), aí então eu indico o Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper (http://cpaj.mackenzie.br).

      Bênçãos,

      João Paulo

  17. sou um admirador e seguidor das aulas de grego, sou estudante e pretendo lecionar a matéria. se possível veja uma forma de fixação que uso nas minhas aulas.paz meu santo tive o privilégio de dar uma aula no STPN de grego e coloquei no youtube

    se possível veja o que achou
    paz

    • Caro Prof. Elthon,

      Gostei bastante de sua metodologia de ensino. Se você pudesse fazer uma apresentação com a letra da música e o fundo musical seria ótimo! Caso você faça isso, por favor, entre em contato que colocarei o link aqui no Isso é Grego.

      Parabéns pela música!

      João Paulo

  18. Mestre, estou com uma dúvida. Por favor, você poderia me ajudar. O “H” se pronuncia da transliteração? Por exemplo, Hadrotes se diz RRa… ou Adrotes mesmo? Haireomai se diz… Hamartia se diz Amartia ou de outro modo? Haima se diz Aima mesmo ou de outra forma? O “H” se pronuncia em algum caso, caro mestre?

    Muito obrigado

    • Caro Felipe,

      Falar de transliteração é muito complicado pois não existe uma regra universal ou brasileira de transliteração, assim, na prática, cada um “inventa” a sua própria transliteração, e algo assim não tem regras.

      A dica, então, é a seguinte. Mesmo se você não conhecer o grego ao ponto de saber como se lê, procure a palavra em um dicionário e veja. Caso a palavra comece com uma vogal, haverá uma “pequena vírgula” acima desta vogal (primeira letra). Se a vírgula for virada para a direita “(” leia como R, se for virada para a esquerda “)” leia como o H em português, ou seja, sem nenhum som. É assim que funciona a pronúncia erasmiana.

      Gde abraço,

      João Paulo

  19. Boa noite João,
    Estou numa angustia, gostaria simplesmente de encontrar algumas palavras corretas em um versículo. Você poderia passar algum e-mail ou forma de enviar a minha dúvida??

    desde já agradeço!

  20. primeiramente meus parabéns pela iniciativa e permanência neste trabalho tao valioso e precioso para o uso daqueles que não tem condições de cursar uma faculdade onde aprenderiam o grego koiné ( e ate mesmo para complemento dos que podem cursar).
    gostaria de fazer-te uma pergunta .
    baixei em meu Pc o programa FlashWorks porem ele não aparece a tradução do grego para o português como eu vi no video que o senhor preparou para nos ensinar a mexer no programa e sim grego- Inglês ..
    o que faço ?

    • Caro Leonardo,

      O Flashworks de fato é muito bom. Infelizmente, entretanto, a tradução que eu fiz do banco de dados funcionava somente para a versão anterior e não para a nova versão. Assim, seria necessário fazer novamente a tradução (falta-me tempo) ou entrar em contato com o pessoal do Prof. Mounce, a fim de ver se eles poderiam ajudar-nos.

      Bênçãos,

      João Paulo

      • eu mesmo traduzo.. só perguntei por motivos de nao precisar gastar muito tempo ,,pois eu achei que havia em portugues ….. sou realmente muito grato pelos grandes esforcos realizados pelo sr: que Deus continue o abençoando cada dia mais ….. abraço ….
        XAIREN

  21. Caro Mestre Rev. João Paulo

    Quero lhe dizer que estou voltando para o “Isso é Grego”, afinal, preciso preparar sermão e exegese. Para tal, preciso relembrar alguns conceitos.

    Deus o abençoe

  22. Bom dia professor João, queria muito um parecer seu no que tange o original grego referente a passagem de 1timeo 1.15 onde Paulo se declara o principal (protos)dos pecadores,estou tentando esclarecer para dois amigos de classe acerca da natureza Adâmica e as consequências sobre a humanidade,uma dos meus amigos defende que não podemos ser classificados mais pecadores etc.
    por favor eu admiro o senhor estou estudando o grego,mas desejaria saber como o senhor interpreta este textodado seu conhecimento mas experimentado ,e opinião bíblica sobre o assunto, serei muito agradecido se poder me ajudar; estou preocupado com a a interpretação do texto paz…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: